sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

APOSENTADORIA – Você está preparado para ela?


PLANEJAR A SUA APOSENTADORIA É FUNDAMENTAL

    Ao se tratar de aposentadoria quanto mais cedo começar a planejar melhor. Inúmeros estudos demonstraram que as pessoas não estão preparadas convenientemente para a aposentadoria. Em pesquisa realizada para MetLife, uma importante companhia de seguros de vida, pessoas entra 56 e 65 anos responderam a uma série de perguntas destinadas a testar seu conhecimento sobre as estatísticas relativas a aposentadoria e planejamento de renda. Em média, os entrevistados responderam corretamente a somente cinco das 15 perguntas.

    Entre outras coisas, a maioria subestimava a expectativa de vida de uma pessoa com 65 anos de idade e não achava que a longevidade era um risco significativo no planejamento da aposentadoria. Ao responderem à pergunta “Qual é o maior risco financeiro para os aposentados?” somente 23% disseram corretamente que era o risco de longevidade. Outra pergunta feita: “Um individuo que atinge a idade de 65 anos tem expectativa de vida de 85. Quais são as possibilidades de que viva além dessa idade?” Somente 37% deram a resposta correta que á de 50%.

    Outro estudo - conduzido por Watson Wyatt, uma consultoria de recursos humanos, e publicado numa edição do Financial Times de Londres – avaliou como o mercado de ações em baixa durante os últimos três anos afetou os planos de aposentadoria. O estudo, que incluiu 4.500 residentes do Reino Unido com idades entre 50 e 64 anos, descobriu que cerca de um quarto dos entrevistados havia tido perdas de 25% a 50% em suas carteiras de ações, enquanto cerca de um quinto havia perdido entre 11% a 25%. Muitos dos pesquisados disseram que não tiveram outra alternativa senão adiar a aposentadoria.
O resultado destas pesquisas reflete a importância fundamental de se planejar a aposentadoria.

    Eu como Coach Financeiro e especialista em Educação Financeira escrevi este artigo com o objetivo trazer algumas informações sobre a aposentadoria para você que está chegando, já chegou ou acha que nunca vai chegar o dia de se aposentar.

QUE IMAGEM VOCÊ TEM DO APOSENTADO?

    Em 1995, em um daqueles dias de muito estresse no meu trabalho, resolvi que iria me aposentar. Consultei as minhas carteiras de trabalho, fiz as contas, juntei todos os meus documentos e comprovações e fui até um posto do INSS. Pensei comigo, que maravilha, vou ter uma vida nova sem chefe, sem estresse, sem cobranças. 

    Lá chegando fui ao balcão pedir informações e me entregaram uma senha para aguardar ser chamado. Procurei uma cadeira no salão lotado de pessoas que também aguardavam. Depois de conferir atentamente toda a minha documentação, comecei a prestar atenção e avaliar as outras pessoas que estavam naquele salão. A maioria encurvada, doente, com um aspecto depressivo, cabisbaixos, desanimados, e este estado de espírito começou a me contaminar e eu perguntei a mim mesmo: 
    Aposentar é isso?
    Rasguei a minha senha, me levantei e fui embora. Definitivamente, ainda não estou pronto para me aposentar.

    A partir daí, comecei a fazer um planejamento e pesquisar tudo sobre aposentadoria.
O que é a Aposentadoria? Como fazer para me aposentar bem? Como planejar para que a minha aposentadoria seja um prêmio e não um castigo? Quais os benefícios e as dificuldades do aposentado?


    No próximo artigo vou lhe contar estas respostas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário