quinta-feira, 21 de abril de 2016

Por que ter independência financeira é ótima? E como conquistar?

A maioria das pessoas almeja ter a tão sonhada independência financeira, afinal, ter o próprio dinheiro e poder gastá-lo como bem entender é sinal de amadurecimento e liberdade para fazer o que quiser com o fruto do seu trabalho.
Há jovens que saem de casa bem cedo, logo após completar a maioridade, somente para não ter que viver às custas dos pais, ou seja, pelo simples fato de não ter que pedir dinheiro a eles e, ainda, dar satisfações do que fez ou deixou de fazer com o que lhe foi dado.
Poder alugar uma casa, comprar um carro e adquirir tudo aquilo que precisa, ou quer, é o que os indivíduos buscam conquistar.

Como conquistar a independência financeira

No entanto, como obter essa independência financeira e, assim, viver de forma espontânea? Para responder a essa pergunta, acompanhe as dicas abaixo.
1 – O primeiro passo é dedicar um tempo para a construção de um planejamento financeiro. Isso deve ser feito em formato de planilha, eletrônica ou a mão, para que seja possível visualizar, sempre que houver necessidade, todas as despesas mensais. Coloque nesse documento todas as fontes de receitas e todaas as contas que precisarão ser pagas, bem como os gastos com alimentação, transporte, roupa, remédios e etc.
2 – Tenha um emprego cujo o salário possa suprir todas essas necessidades e, ainda, renda algum dinheiro, mesmo que pouco, para deixar como uma reserva que irá ajudá-lo em qualquer imprevisto que possa ocorrer.
3 – Mensalmente, reveja a sua planilha de gastos e analise que gastos podem ser reduzidos. Por exemplo, se no mês anterior você almoçou ou jantou muitas vezes em restaurantes ou comprou itens supérfluos para a sua casa, e até para você mesmo, tente diminuir essas ações no mês que segue. Em muitos casos as pessoas não percebem onde estão esbanjando ou desperdiçando dinheiro e depois não entendem como não conseguiram guardar determinada quantidade.
4 – Tenha em mente o quanto precisa gastar com itens básicos e tenha determinação para seguir com essa quantia. É muito importante ser rigoroso com sua planilha, pois é ela que vai determinar como a sua vida financeira está indo e o que precisa ser feito para melhorá-la. Quando se tem organização e planejamento com o dinheiro se torna possível realizar sonhos e aquisições que até alguns meses atrás nem imaginava conseguir.
5 – Se mesmo com todo esse controle sobre o seu dinheiro você achar que a margem de lucro está pequena, considere arranjar alguma outra atividade para fazer nas horas vagas e, assim, conseguir uma renda extra. Utilize suas habilidades na cozinha para fazer bolos ou brigadeiros e vender para os amigos. Da mesma forma, se você gosta de costurar, experimente fazer coisas simples para apresentar aos colegas. A criatividade é quem vai determinar essa nova função em sua vida.
6 – É imprescindível ter uma poupança mesmo que deposite, por mês, R$ 20,00. Esse dinheiro que está sendo guardado irá render juros e, a longo prazo, permitirá segurança e estabilidade para qualquer imprevisto que venha a ter tanto na vida pessoal quanto na profissional. Mais do que o valor a ser depositado o que conta mesmo a criação do hábito de poupar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário