sexta-feira, 8 de abril de 2016

CHECKLIST: COMO IMPLEMENTAR SEU PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL HOJE MESMO


Com a atual crise política e econômica do país, as pessoas precisam se organizar e planejar, muito bem, todo o dinheiro que entra. Saber o que está sendo gasto e visualizar o que pode ser cortado do orçamento é uma vantagem de quem quer economizar e ter prosperidade financeira, independente do salário que se ganha.
Diante disso, é essencial ter um excelente planejamento financeiro pessoal, afinal, hoje em dia, vive bem aquele indivíduo que sabe organizar sua renda.

Dicas para implementar seu planejamento financeiro pessoal hoje mesmo

Para ajudar na implementação desse processo separamos ótimas dicas para que se possa começar, o mais rápido possível, esse controle.
Acompanhe!
- A pessoa que deseja economizar e ter um controle maior do seu dinheiro precisa, acima de tudo, acompanhar, diariamente, tudo o que entra e sai, ou seja, suas despesas e a sua receita. Não fazer isso é jogar os seus rendimentos a sorte e contar com surpresas no final do mês. Para evitar que isso aconteça tenha um bloquinho de apontamentos. Nele você irá colocar tudo, exatamente, todos os gastos e ganhos do dia.
- Ainda em se tratando dessa caderneta, coloque desde pequenos valores até os mais essenciais, como o gasto com parcelas do financiamento da casa, alimentação e transporte. Quando se visualiza para onde o dinheiro está indo fica mais fácil controlá-lo e fazer  eliminar os desperdícios e possíveis extravagâncias.
- Atualmente é necessário prestar muita atenção aos preços dos produtos. O ideal é comparar os valores de loja para loja ou de mercado para mercado e, assim, optar por comprar naqueles locais que estão mais baratos e ofereçam promoções. Nos dias de hoje, com a ajuda da internet, se torna mais acessível essa pesquisa. Com isso, antes de sair de casa, faça uma lista do que precisa e busque nos sites os locais de compra mais vantajosos.
- Nesse quesito fica ainda outra dica. Compre somente o necessário, o que realmente precisa e elimine o supérfluo. Faça uma lista do que está faltando em casa e que, portanto, precisa adquirir. Siga-a à risca. Isso ajuda a controlar os impulsos consumistas.
- Não há nada mais vantajoso do que pagar à vista. Esse ato irá permitir que você compre o produto a um preço melhor, visto que ele não virá com juros das prestações, nos casos de compra a prazo.
- Elimine o cartão de crédito ou somente o utilize em último caso. Muitas pessoas não sabem usá-lo e, na maioria dos casos, se enrolam em dívidas enormes que no final, não conseguem pagar. Para evitar que isso aconteça a melhor coisa é deixa-lo de lado e comprar o que é necessário com dinheiro vivo.
- Um planejamento financeiro só terá sucesso quando se estabelece metas para alcançar seus objetivos e realizar os seus Sonhos. Nesse caso, se deseja viajar ou comprar algo que esteja precisando muito e o valor é alto, o melhor a se fazer, nessas situações, é se organizar. Coloque no papel, tudo o que precisa ser feito para conseguir o que deseja. Tenha foco e determinação, pois somente dessa forma, o dinheiro renderá e você conseguirá realizar tudo o que almeja.
E procure um curso de Educação Financeira, pois este é o melhor investimento que você pode fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário