terça-feira, 15 de março de 2016

Garanta já uma aposentadoria tranquila

Com a diminuição das taxas de mortalidade e de mortalidade, o Brasil vem se tornando um país de pessoas idosas com poucos nascimentos. Atualmente são 24,5 milhões de aposentados e esse número só cresce.
Porém, os salários da previdência são minúsculos, comparados com o que foi descontado do contribuinte durante sua vida. Pesquisas apontam que 46% dos aposentados necessitam de ajuda dos familiares, 28% de caridade para viver, 25% precisam continuar trabalhando e apenas 1% consegue viver com sua aposentadoria.
Existem soluções, que não são muito comuns no nosso país, mas podem ser uma alternativa para se aposentar com dinheiro no bolso. As previdências privadas.

Previdência Privada

Ela tem que ser encarada como um complemento da sua renda futura, já que você ainda terá a previdência social. Bancos e seguradoras realizam e é preciso investigar antes de investir, pois se a instituição escolhida falir, você perde o seu investimento.
Vale lembrar que na previdência social tradicional, o teto está hoje em torno dos R$ 5.000,00 por mês, ou seja, se você ganha muito acima disso, uma previdência privada pode te ajudar a manter seu padrão de vida. E poucos aposentados conseguem receber este valor do teto.

Previdência social falida

Para quem se aposenta até 2025 está tranquilo ainda, porém as gerações futuras podem se preocupar, pois a quantidade de idosos será maior que a quantidade de contribuintes.
De acordo com a matéria pública pelo odia.ig.com.br, serão 2,3 trabalhadores para um aposentado, que é pouco.
A aposentadoria é um direito garantido pela constituição, onde, o governo tem o dever de garantir uma aposentadoria aos seus contribuintes. Porém, com a má gestão dos recursos previdenciários e o fator demográfico, ficará difícil garantir esse direito no futuro.
Como a nossa taxa de mortalidade e envelhecimento só cresce, quanto mais velhas as pessoas ficam e continuam vivas, mais gastos trará para o governo.
Como sabemos, o Brasil é um país corrupto, com essa informação, sabemos que muito dinheiro descontado dos contribuintes não chega aos aposentados.
Empregos Informais também são um problema. Em período de crise, o brasileiro recorre a esse mercado, pois há falta de empregos formais e aparece o famoso “bico”.
A partir de 2030, a população de 15 a 25 anos irá cair muito, trazendo problemas aos cofres do governo.
Garantir uma velhice saudável é importante e não esqueça que independentemente do que aconteça, aposentadoria é um direito seu. Analise o banco ou a instituição financeira que deseja investir, converse com especialista ou se possível, um advogado de tributos e direitos trabalhistas.

Se uma velhice é sua preocupação, pague a previdência e faça uma previdência privada também para completar sua renda, se puder, ou então, faça uma poupança. O importante é não esquecer que todos nós vamos envelhecer.
Workshop Educação Financeira - www.paulocostaconsultor.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário