sexta-feira, 18 de março de 2016

É possível gastar menos do que se ganha?


A compulsão por compras é um dos motivos que fazem os brasileiros gastarem mais do que se ganha. Essa é uma característica bastante comum em quem possui o consumismo como estilo de vida. Porém, esse não é o único problema. Outros pontos que precisam ser analisados são as contas de água, luz, telefone, por exemplo, que chegam todo mês e, muitas vezes, fazem as pessoas ficarem de cabelo em pé.
Caso você tenha se identificado com essa situação, não se desespere. Existem ações que podem ser colocadas em prática para que se possa economizar e fazer o seu salário render. Esteja atento aos desperdícios que podem ser eliminados e respire no final do mês com aquele dinheirinho extra na sua conta bancária. Com controle e seguindo algumas dicas é possível gastar menos do que se ganha.

Lista básica

Vai ao mercado? Então já escreva antecipadamente tudo o que você planeja comprar. As gôndolas oferecem opções irresistíveis e fazem com que as compras sejam feitas por impulso, sem que se precise colocar no carrinho aquele produto desnecessário.
Se estiver com fome, também não vá às compras. Quando estamos com fome, o cheiro dos alimentos fica em evidência e a tendência é comprar mais e gastar naquilo que não precisa.

Luz

Na hora de escolher quais lâmpadas utilizar, troque as incandescentes pelas fluorescentes ou leds. Com elas, é possível gerar uma economia significativa na conta de eletricidade, chegando até 80%. Os primeiros pontos a serem substituídos são os locais em que as pessoas mais utilizam a luz e assim por diante.
Além disso, apague sempre a luz ao sair dos ambientes e também desligue a TV, ventilador e ar condicionado. Durante o dia, deixe que a casa receba a iluminação natural.

Água

Quando for tomar banho, a recomendação é sempre fechar o chuveiro ao se ensaboar. Só ligue novamente ao se enxaguar. Deixe para escovar os dentes na pia, assim dá para controlar a água e só abrir a torneira quando for necessário.
Com a louça, o ideal é deixar juntar uma quantidade razoável de pratos, copos, talheres e outros utensílios de cozinha. Ensaboe tudo de uma vez e só em seguida comece a lavar.
Com essas pequenas atitudes, o resultado será uma fatura de menor valor, que não irá pesar no bolso e no orçamento programado.

Telefone

Está em dúvida em qual plano utilizar: pré-pago ou pós-pago? Com a primeira opção, é possível controlar melhor o valor, já que as recargas são feitas de acordo com o desejo do cliente. Assim, não há surpresas no final do mês.
Agora, caso utilize o celular para fazer muitas ligações e usar a internet, o mais indicado é escolher um plano controle que consiga cobrir todas as necessidades do consumidor. Esteja atento aos detalhes, como chamadas para outros estados e ligações a cobrar. Utilize sempre que possível as chamadas através do aplicativo Whatsapp.

Cartão de crédito

Esse pode ser um grande vilão de quem precisa economizar. Utilizar muito esse recurso pode prejudicar e a pessoa passa a não conseguir controlar os gastos e, ao chegar a fatura, não tem condições de quitar a dívida.
O recomendável é pagar o valor integral, pois as taxas são altíssimas e geram ainda mais despesas.
Educação Financeira é o caminho mais curto e rápido para alcançar os seus Sonhos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário