segunda-feira, 13 de julho de 2015

15 Razões porque seu Dinheiro não dura até o final do Mês

Uma dificuldade de grande parte dos brasileiros é fazer com que o dinheiro sobre no final do mês. É comum as pessoas usarem quase todo o salário para sanar dívidas assim que recebem o pagamento e, nos dias restantes do mês, ficarem sem recursos. No contexto atual da economia, poupar dinheiro não é uma tarefa fácil, já que muitos produtos subiram de preço, como os combustíveis, ainda assim é possível deixar as finanças em dia. 
Confira, a seguir, 15 situações que fazem o dinheiro sumir no fim do mês e procure evitá-las. 

1 – Desconhecimento Não saber o quanto se ganha de fato, o que pode incluir renda de bicos e freelancers, e o quanto se gasta de verdade em trinta dias prejudica qualquer projeto de controle da vida financeira, seja pessoal ou empresarial. 
2 – Não anotar Não ter o registro escrito, em papel ou em planilha eletrônica, das receitas e das despesas pode ser um tiro no pé na hora de poupar. 
3 – “Dar um passo maior que a perna” Gastar muito além do que se ganha é o caminho mais fácil para ficar sem dinheiro no final do mês. 
4 – Não conversar Não dialogar com a família ou dependentes a respeito das finanças pode dificultar ainda mais a economia de recursos financeiros. 
5 – Não se responsabilizar Por mais que a carga de juros no Brasil seja elevada, culpar o governo ou os bancos pelas dívidas não resolverá o problema da falta de dinheiro. Afinal, alguém se endividou e, não raro, por conta própria. 
6 – “Empurrar com a barriga” Adiar um choque de gestão na vida financeira só atrapalhará o pagamento de eventuais despesas e aumentará possíveis juros, além de fazer o dinheiro sumir mais rápido. 
7 – Comprar por impulso Adquirir itens supérfluos e até mesmo necessários, mas fora de hora, contribui para o aperto na economia doméstica no final do mês. 
8 – “Perder de vista” Descuidar de prestações ao comprar a prazo em vez de à vista e não saber os juros embutidos nas parcelas pode sufocar o orçamento. 
9 – Juro sobre juro Deixar atrasar o pagamento do cartão de crédito ou pagar somente o mínimo, sem dúvida, faz o dinheiro ir pelo ralo bem antes do final do mês. 
10 – Transformar exceção em regra Fazer com que o valor do cheque especial vire parte da renda fixa é uma atitude imprudente, que fará o salário render cada vez menos, por causa dos juros. 
11 – Não priorizar Recorrer a empréstimos sem um motivo realmente emergencial ou fazer financiamentos sem a certeza de que poderá honrar as parcelas no futuro são descuidos que podem comprometer o equilíbrio financeiro. 
12 – Ter medo Ter receio de lidar com o dinheiro, ainda mais quando se teve o nome colocado na relação de inadimplentes, cultivar mitos sobre finanças e não fazer nada para reverter a situação de endividamento só prejudicarão a vida pessoal e profissional. 
13 – Não estudar Ignorar os conhecimentos necessários para bem lidar com o dinheiro atrapalha na hora de poupá-lo. Não buscar educação financeira é um erro que pode fazer você patinar na vida. 
14 – Não expandir Ficar restrito a somente uma fonte de renda pode ser um fator-chave para que você fique sem dinheiro no final do mês, afinal, a diversificação de receitas contribui para o pagamento de despesas sazonais, como documentação de carro e compra de material escolar, além de ajudar na poupança. 
15 – Não pensar no futuro Pior do que ficar sem dinheiro no final do mês é ficar sem recursos financeiros no final da vida. Deixar para refletir sobre aposentadoria apenas com idade avançada é uma atitude que pode custar caro. 
Como você pôde perceber, uma série de fatores estão ligados à gestão do dinheiro. Fazer com que esse recurso chegue ao final do mês passa pela análise das situações que citamos aqui e de outras que podem ser válvulas de escape das suas fontes de renda. 
Tenha em mente que ter um planejamento financeiro cuidadoso e bem executado poderá garantir um futuro tranquilo para você e sua família. Procure controlar o fluxo de seu dinheiro, fazer economia e, assim, poder usufruir com tranquilidade dos benefícios que ter dinheiro disponível durante os 30 dias de cada mês pode oferecer.
Uma vida com realização deve ser guiada e gerenciada por princípios. Roberto Navarro

Educação Financeira é o caminho mais rápido e seguro para a sua liberdade financeira.
www.paulocosta.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário