sábado, 11 de abril de 2015

DESEJO x NECESSIDADE

Um dos conceitos básicos que os Empresários precisam saber e muitas vezes se confundem é a diferença entre “desejo” e “necessidade”.
Primeiro vamos avaliar a diferença entre Necessidade e Desejo.

O primeiro é simplesmente um motivo biológico básico, enquanto o outro representa um modo que a sociedade nos mostrou, pelo qual a necessidade pode ser satisfeita. Segundo definição da wikipedia, em filosofia, o desejo é uma tensão em direção a um fim considerado pela pessoa que deseja como uma fonte de satisfação.
Olhando pelo prisma das empresas, enfatizamos aqui a busca por entender realmente qual é o seu negócio e como compreender as necessidades de seus clientes a fim de supri-las, para sustentarem os seus negócios considerando o longo-prazo.
Quando você compreende realmente onde está o foco da sua empresa, ou seja, nas necessidades do cliente e não no produto o sentido da palavra necessidade fica muito mais claro e direcionado. Pois você poderá focar sua empresa nas necessidades dos seus clientes e não nos objetivos dos seus produtos. Quando falamos da miopia que alguns empresários desenvolveram em seus negócios, entendemos que essas empresas não compreenderam o real significado de suprir as necessidades dos seus clientes, aguçando os seus desejos, ao invés de focar na necessidade por suprir os propósitos de seus produtos.
Quando compreendemos realmente quem são os nossos clientes e vamos a fundo para identificar suas necessidades conseguimos desenvolver a consciência do desejo pelo nosso produto e assim suprir a demanda por ele. Isso quer dizer que não existe miopia nesse caso, pois o foco estará nas necessidades do cliente ao invés do produto.
Lembre-se que o empresário não cria necessidades, o que ele deve fazer é criar a consciência de que a necessidade existe.
Pense nisso!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário