domingo, 22 de fevereiro de 2015

SUCESSO É ESTADO MENTAL OU ACASO?


Falemos um pouco sobre “postura” ou “estado mental” e sua importância sobre a possibilidade de as pessoas se darem ou não bem na vida.
            Todos devem conhecer alguém que nunca se deixa afetar pelos acontecimentos. Esta pessoa igualmente jamais deixa o seu bom humor decair nem mesmo numa hipotética conversa com o Zangado dos Sete Anões e Branca de Neve.

            De vez em quando dá até uma pontinha de raiva: “Por que o fulano aparece sempre bem, sorrindo, fazendo suas coisas com entusiasmo?”, perguntamos. Ao mesmo tempo, a “sorte” ou “destino”, parece amar esta pessoa. Tudo de bom acontece com ela. O sujeito progride a olhos vistos enquanto o Zangado continua a morar em sua pequena casinha na floresta e trabalhar duramente nas minas!
            Pois digo neste exato momento que sorte e destino nada têm a ver com o progresso do indivíduo. Seu bom humor, ah!, este sim, tem muito ou tudo a ver com o sucesso da pessoa. Acontece que a maneira como lidamos com os acontecimentos, sentimentos alheios, enfim, com as influências exteriores; o modo como interpretamos as coisas, as memorizamos, e reagimos conforme esta interpretação e memorização, é justamente aquilo que ditará se seremos ou não bem-sucedidos em nossas vidas.
            É fácil perceber qual estado de espírito, ou postura mental, levará ao sucesso ou frustração. Quem levará vantagem? Aquele que, diante de um obstáculo, sente-se injustiçado pelas circunstâncias, revolta-se contra o próprio destino, pragueja contra o invisível? Aquele que procura culpado e julga desde o princípio a situação como sendo azarenta, triste, absurda? Ou então levará vantagem aquela pessoa que, ao invés de concentrar sua energia pensando em injustiça, revolta,  procura por culpados, assume a responsabilidade de encontrar solução?
            Obviamente, aquele que percebe as coisas dando errado, os resultados escassos, e que deixa de se concentrar no julgamento da situação, mas sim passa a focar sua energia desde já na solução, levará vantagem e será bem-sucedido em suas empreitadas.
Bom Humor ajuda a alcançar o Sucesso?
            O mesmo acontece ao indivíduo que mantém seu bom humor sempre ativo, foca em seus objetivos, e não deixa o negativismo externo prejudicá-lo. Certamente encontrará o sucesso em todos os aspectos. Enquanto isso, aquele que se deixa influenciar pelos sentimentos alheios, entrega o “controle remoto” de suas emoções, pensamentos, enfim, a direção de sua vida, nas mãos de terceiros, tenderá sempre a nunca estar suficientemente estável para enxergar oportunidades, soluções práticas, o sucesso dois passos à frente.

            Quem decide se vai adotar esta ou aquela emoção, somos nós. Ficar alegre ou triste, entusiasmado ou deprimido, e por aí vai, depende exclusivamente de nós mesmos. Entender não é difícil, agir também não! Seja pró-ativo, tenha o controle sobre si mesmo, mantenha a postura mental sempre focada em soluções, e verá que os resultados se mostrarão indefinidamente os melhores possíveis!
Deixe o seu comentário abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário