terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Regras básicas para o empreendedor poupar e investir no período de crise

É possível o empreendedor poupar e investir em período de crise? Para a maioria das pessoas com que falo, esses atos são praticamente impossíveis. Mas, sempre mostro, depois de uma boa conversa, que isso é possível e mais simples do que se pensa.


Sempre explico que, se o empreendedor conhece a situação financeira do seu negócio, ele é capaz de gastar menos, reduzindo ou eliminando os custos improdutivos e os desperdícios. Assim, se torna capaz de administrar melhor as necessidades financeiras e as dívidas da empresa; além disso, há a possibilidade de economizar dinheiro, construindo a solidez financeira necessária à realização dos sonhos.
Dois aspectos fundamentais estão relacionados diretamente com o ato de poupar: a preocupação em reduzir custos improdutivos e o desperdício. Os custos improdutivos são aqueles que não agregam valor ao negócio ou ao cliente e devem ser eliminados, gradativamente, para não desperdiçar o dinheiro da empresa. Como horas extras, retrabalho por falta de qualidade, etc.
Poupar é também não desperdiçar, gastar com moderação e saber comprar. Cada desperdício representa dezenas, centenas, milhares de reais jogados fora e que poderiam ser empregados na realização de seus sonhos e na concretização da tão sonhada saúde financeira do seu negócio. Sendo que, para isso, é necessário saber investir.
Por isso, um passo importante é a elaboração do plano de investimentos para planejar quanto poupar para o início ou expansão dos negócios atuais. Ocorre que, atualmente, há várias opções de investimentos em ativos financeiros para proteger a poupança conquistada. É importante decidir inicialmente sobre os seguintes itens:
• Qual o montante de recursos que serão aplicados?;
• Qual o período de tempo das aplicações?;
• Qual o risco que o empreendedor está disposto a tomar em função da sua expectativa de rentabilidade das aplicações?
Com certeza, onde investir o dinheiro poupado é sempre uma decisão difícil, devido a grande quantidade de opções de ativos financeiros existentes no mercado. Mas, indubitavelmente, sempre há ótimas opções de investimento. Assim, é fundamental que o empreendedor mude a forma com que lida com esse tema, possibilitando poupar e investir para o crescimento de seu negócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário